|  |  |  |  | 

ASBRAP

Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia

ASBRAP

Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia

Coleção Manso de Lima

JACINTO LEITÃO MANSO DE LIMA, nascido no dia 16 de agosto de 1690, em Sertã, Portugal, faleceu na mesma localidade, aos 23 de agosto de 1753, filho de Manuel Vicente de Lima e de Isabel Manso Moutinho. Era clérigo do hábito de São Pedro e beneficiado na Matriz da Vila de Sertã. Foi um dos mais notáveis genealogistas portugueses do Século XVIII e deixou quatro manuscritos, todos disponíveis on line no sítio da  Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa:

 

- Certan Ennobrecida: ou Descripçam Topographica da Villa da Certan – tomo I (1730)

https://purl.pt/38736

- Certan Ennobrecida: ou Descripçam Topographica da Villa da Certan – tomo II (1738)

https://purl.pt/38651

- Nobiliário das famílias de Portugal (1732)

https://purl.pt/38132

- Famílias de Portugal (1729-1738)

https://purl.pt/40834?fbclid=IwAR03pC7NRO2BnoGK9CttqhO3TYjqHlrdM40Z_CcXmvq7v4KqO1AAjEP-VuM

 

O manuscrito Famílias de Portugal tiradas dos nobiliários mais apurados do mesmo reino acrescentadas e ordenadas de instromentos autenticos e juridicoscujo original encontra-se na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, é um importante nobiliário, escrito e organizado por Jacinto Leitão Manso de Lima, entre 1729 e 1738, composto por em 52 volumes, nos quais são tratadas genealogias que não aparecem em outros trabalhos do gênero da mesma época, incluindo famílias da Espanha.

Nas 2ª e 3ª décadas do século XX, a obra Famílias de Portugal foi editada por Frederico Gavazzo Perry Vidal, em poucos exemplares policopiados (cerca de oitenta, segundo alguns), abarcando somente até a família Noronha.

Em 2008, a editora Guarda-Mor, de Lisboa, pretendeu publicar a coleção completa das Famílias de Portugal, de Manso de Lima. Infelizmente, não passou do Tomo I, abrangendo famílias “Abelha” a “Atouguia”, organizado pelo competente genealogista Nuno Gonçalo Pereira Borrego.

Em 2018, foi idealizado o projeto para digitalização do manuscrito Famílias de Portugal, quando o então presidente da ASBRAP, historiador Marcelo Meira Amaral Bogaciovas, iniciou tratativas com a Associação Portuguesa de Genealogia e com Biblioteca Nacional de Portugal com esse objetivo. No início de 2019, a ASBRAP fez uma campanha para arrecadar fundos para a digitalização do manuscrito, contando com a generosidade de treze associados e quatro não associados.

A digitalização foi executada pela Biblioteca Nacional de Portugal, sendo os custos arcados conjuntamente pela referida instituição, pela ASBRAP e pela Associação Portuguesa de Genealogia, que desde o início apoiou o projeto e já mantinha negociações sobre o tema.

Em maio de 2021, a ASBRAP recebeu da Biblioteca Nacional de Portugal o HD contendo arquivo digital completo do precioso manuscrito Famílias de Portugal, de Manso de Lima, disponibilizando, de agosto de 2021 a outubro de 2023, na área restrita do site da ASBRAP, acessível apenas a seus associados.

Em 2023, a Biblioteca Nacional de Portugal teve a louvável iniciativa de disponibilizar, publicamente, em seu site, as imagens do manuscrito Famílias de Portugal, de Manso de Lima, acessível no link abaixo:

 https://purl.pt/40834?fbclid=IwAR03pC7NRO2BnoGK9CttqhO3TYjqHlrdM40Z_CcXmvq7v4KqO1AAjEP-VuM

  

© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS