NOTÍCIAS

Curso de Genealogia e Hist. da Família - Fotos Parte III

período de 15/Fev a 21/mar

Esta semana publicamos mais fotos do curso de GENEALOGIA E HISTÓRIA DA FAMÍLIA, da Universidade Aberta do Tempo Útil (UATU – Univ. Mackenzie), composto do total de 18 aulas de 1h40 cada, com término previsto para junho deste ano.

Nosso Diretor, Rodnei Brunete da Cruz, foi um dos convidados especiais para ministrar aulas referentes a Fontes e Documentos de diversos tipos, como notarial, eclesiástico, judicial e muitos outros, tanto no estado de SP quanto de diversas localidades no país.

Um dos repositórios de referência genealógica citada em aula foi o próprio site da ASBRAP, uma vez que contém centenas de links gratuitamente disponibilizados a todo o público, o que foi muito apreciado pelos estudantes.

Tem-se utilizado o site do FamilySearch para apresentar diversos catálogos e documentos, sua usabilidade, macetes e corretas leituras e interpretações. Na mesma linha, muitos outros sites de órgãos governamentais, institutos, associações e de profissionais genealogistas foram abordados, sempre com o intuito de guiar os alunos às inúmeras possibilidades de pesquisas, mostrando a grande destreza do Rodnei e o real agradecimento dos alunos.

Rodnei é um dos fundadores da ASBRAP em 1993, associação na qual ocupou por mais de 10 vezes um cargo na Diretoria. Trabalho com historiografia do bairro Vila Ema, é profissional desde 1986, antes do advento da própria internet. Possui experiência com paleografias dos séculos 19 e anteriores, sendo um assaz conhecedor das diversas fontes genealógicas do Brasil, como os Arquivos Estaduais e Municipais, Institutos, Arquivos Diocesanos, Cemitérios, Fóruns, Jornais, Cartórios de Registro Civil e de Notas, Bibliotecas, Museus e muitas outras. Não poderíamos deixar de citar que também ministrou aula no curso de genealogia para principiantes no 3° Congresso da ASBRAP em 2010.

Outro convidado especial que participou remotamente via Teams foi o Guilherme Maia Loureiro, um prestigiado genealogista de Portugal, muitas vezes presente em eventos no Brasil e muito conhecido do nosso público. Durante sua fala abordou as boas práticas que todo genealogista deve ter, o cuidado na utilização das fontes corretas, sem anacronismos, dissertou também sobre algumas expressões em latim, abreviaturas de nomes e sobrenomes, etc.

Guilherme é regente da cadeira de História da Colonização Moderna e Descolonização no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, onde obteve seu doutorado. Possui mestrado na Universidade de Cambridge em Sociologia e Política da Soc. Moderna, e lecionou em distintas universidades. É investigador do Laboratório de Estudos Judaicos e investigador do Instituto do Oriente. Como genealogista profissional, teve diversos artigos publicados no Brasil e em Portugal, é colaborador do site GeneAll.net e coordenador-adjunto do projeto “Nós Portugueses” da Associação dos Amigos da Torre do Tombo.

Parabéns à universidade e aos nossos genealogistas que têm dado importante contribuição aos estudos na área.
A Diretoria.



publicado em 21-03-2024
voltar ao topo


© 2021 - ASBRAP - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS